Índices do Artigo

Ferramenta de Gestão

A metodologia de gestão de projetos (empreendimentos) adotada pela BRAXENERGY está baseada no PMBOK 2003 – A – Guide to the Project Management Body of Knowledge do PMI – Project Management Institute, Pensilvania, USA, que é o padrão mundial para gerenciamento de projetos.

Áreas de Conhecimento
  • Gerenciamento de tempo
  • Gerenciamento de escopo
  • Gerenciamento de custo
  • Gerenciamento de risco
  • Gerenciamento da integração
  • Gerenciamento de recursos humanos
  • Gerenciamento de suprimentos
  • Gerenciamento de comunicações
  • Gerenciamento de qualidade
Fases do Projeto
  • Fase de conceituação
  • Fase de planejamento
  • Fase de execução
  • Fase de controle
  • Fase de finalização
GEM – Global Enterprise Management

É um conceito moderno, eficiente e racional de estruturação e administração de bens de capital; este conceito teve sua origem no Canadá, onde as empresas daquele país procuravam otimizar cada vez mais a estruturação e a gestão de seus negócios, visando enfrentar a forte concorrência norte-americana; essa metodologia foi adaptada para as condições brasileiras, para a estruturação de ativos de geração de energia alternativa, com destaque para PCH’s e biomassa. Como resultado, tem-se uma estrutura ágil e competitiva, que opera desde a estruturação do empreendimento, passa pelos aspectos comerciais, societários e financeiros e culmina na implantação do projeto, através de um gerenciamento global que caracteriza um EPCMG sem a necessidade de qualquer EPC.

  • Estruturar o gerenciamento do projeto e da construção do empreendimento;
  • Elaborar as normas e procedimentos;
  • Assegurar a integração do projeto;
  • Implantação do sistema de gerenciamento do escopo, verificar que o projeto inclui todo trabalho necessário, e apenas o necessário, para que possamos concluí-lo com sucesso;
  • Gerenciar o tempo do projeto: definição da atividade, seqüenciamento de atividades, estimativa de recursos e duração das atividades; desenvolvimento do cronograma, matriz de interface e responsabilidades e controle do cronograma;
  • Gerenciar os custos: estimativa, orçamentação, detalhamento dos valores e controle de custos (tendências, antecipação ao resultado);
  • Gerenciar a qualidade: verificação das investigações e cálculos do projeto, planejamento da qualidade, realizar a garantia da qualidade e realizar o controle da qualidade;
  • Gerenciar os recursos humanos: planejar os recursos humanos, contratar ou mobilizar a equipe do projeto, desenvolver a equipe e gerenciá-la;
  • Controle e gerenciamento das comunicações e documentos: distribuição das informações, controle da documentação gerada, emissão dos relatórios de desempenho e controle, gerenciar as partes interessadas;
  • Gerenciar riscos: planejar o gerenciamento de riscos, identificar os riscos (caminhos críticos), analise quantitativa e qualitativa dos qiscos, planejar as respostas a riscos, monitorar e controlar os riscos;
  • Gerenciamento de aquisições (SAC): planejar as compras e squisições, contratações, solicitar respostas dos fornecedores, selecionar fornecedores, administrar os contratos e encerrar os contratos.